5 passos para criar uma boa imagem profissional no emprego novo

Você cuidou de cada detalhe do currículo, passou por um processo seletivo difícil e conseguiu aquela vaga de trabalho tão desejada. Agora é só relaxar? Nada disso! Depois da comemoração, é preciso pensar na imagem profissional que você quer transmitir na nova empresa. Afinal, o ditado popular está certo: a primeira impressão é, sim, a que fica. Nosso cérebro recebe uma série de pistas instantâneas quando conhecemos alguém e, por isso, bastam frações de segundo para formarmos opiniões sobre uma pessoa.

Então, como se preparar para os primeiros momentos no novo trabalho? Sabendo bem que essa situação pode gerar nervosismo e muitas unhas roídas, decidi trazer nesse artigo 5 passos para que você ganhe confiança e acerte no comportamento que moldará sua imagem profissional daqui para frente!

1) Mergulhe na cultura da empresa

O trabalho ainda nem começou, mas sua primeira tarefa já precisa estar em andamento: buscar informações sobre a cultura da empresa. Mergulhe nos valores corporativos e no comportamento esperado dos colaboradores. Além disso, é imprescindível conhecer e respeitar o dress code do seu novo ambiente de trabalho. Demonstrar esse alinhamento é estar um passo à frente.

Uma vez na empresa, minha dica é observar. Preste bastante atenção ao seu redor e procure absorver o máximo de conhecimento sobre o dia a dia no seu novo ambiente de trabalho. Assim, a adaptação será mais leve e rápida.

2) Hora das apresentações

Em primeiro lugar, você deve decidir como quer ser chamado pelos colegas. Por exemplo, se o seu primeiro sobrenome é longo ou muito difícil de pronunciar, considere utilizar o segundo. E o contrário também é importante. Preste sempre atenção em como as outras pessoas irão se apresentar e em como elas preferem ser chamadas.

Ao cumprimentar alguém, levante-se. Ficar em pé nesse momento ajuda a estabelecer sua presença. Cuide também com a força no aperto de mãos. Ser firme é essencial, mas apertar ou segurar demais a mão da outra pessoa pode deixá-la desconfortável. O mesmo vale para o contato visual. Seus olhos devem fugir do chão e encontrar com segurança os de seus colegas e superiores, porém sem encará-los fixamente!

3) Posso almoçar com vocês?

Cultivar relacionamentos e criar bons canais de comunicação com os outros é mais um passo essencial para fortalecer sua imagem profissional. É fato que todo novo funcionário irá despertar a curiosidade dos colegas mais antigos, e isso pode ser um problema para os tímidos. Mas saiba que se isolar nesses primeiros momentos não irá dissolver essa curiosidade. Pelo contrário, uma atitude assim pode fazer com que você seja visto como uma pessoa antipática.

Então, tome coragem e convide-se para almoçar com o pessoal! Esse momento mais tranquilo é ótimo para criar vínculos e conhecer melhor seus companheiros de trabalho. Só tome cuidado para não contar muitos detalhes da vida pessoal. Às vezes, na ânsia de agradar os outros e de manter a conversa fluindo, acabamos falando demais e assustando as pessoas.

4) Guarde certas opiniões para si

Passado é passado. Por isso, nunca fale do seu trabalho anterior. Nunca mesmo: nem para elogiar e – muito menos – para criticar! Saber guardar as comparações é fundamental para manter a etiqueta profissional.

Outra coisa precisa ficar apenas com você: sua opinião sobre a nova empresa. Pode ser que, aos poucos, você perceba alguns problemas no ambiente de trabalho. Mas as reclamações precisam ser expostas somente nos momentos certos. Manter as decepções consigo mesmo é sinal de respeito com seus pares e de profissionalismo. Saiba quando é a hora apropriada de compartilhar suas opiniões – e procure apresentar soluções para as dificuldades!

5) Respeite seu espaço (e o dos outros também)

Querer personalizar o espaço de trabalho é tentador. Afinal, é ali que você passará boas horas dos seus dias daqui para frente. Mas vá com calma nessa hora! Algumas perguntas poderão ajudá-lo a resolver essa questão: Como são as mesas dos outros colegas? Será que esses objetos não vão chamar muita atenção? Algum cliente poderá ver suas coisas pessoais?

Elementos em excesso podem passar uma mensagem errada sobre você, além de se tornarem uma distração ou um incômodo para as demais pessoas. A decoração deve passar uma mensagem de equilíbrio, contando apenas um pouco sobre seu estilo!

Esse artigo ajudou você a planejar sua chegada no novo emprego?

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